sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Estreia a primeira princesa negra da Disney

  Até que enfim!!
  Depois de décadas sendo influênciadas por um padrão de beleza, as crianças negras terão com quem se identificar nas telinhas. Já está em cartaz o filme A heroína e o sapo.
Qual a menina que nunca sonhou em ser uma princesa, ter os cabelos lindos e lisos como os das personagens das historias infantis?
Por anos, pela clara, olhos azuis, cabelos lisos foram as características das principais personagens das histórias contadas em livros, filmes e desenhos vistos por nossas crianças. E ao longo dos anos essas características foram implantadas, em grande parte da população, gerando um sentimento até implícito de que só o branco de cabelo liso, é belo.
Nos últimos anos os negros começaram a aceitar ainda mais suas características, principalmente pelo fato da indústria de brinquedos, da moda, e cosmético fabricarem produtos específicos. Cito como exemplo a moda de cabelos com aspecto natural, encaracolado como o da personagem Helena, vivida por Taís Araujo.
  O fato é que Tiana é a primeira princesa da Disney. O filme "A heroína e o sapo" que retrata as riquezas culturais de Nova Orleans foi dirigido por John Musker e Ron Clements, os mesmos de A pequena sereia (1989) e Aladdin (1992.
Tiana é uma jovem que sonha em ter o próprio negócio, e caba conhecendo um sapo falante que a convence a beijá-lo para quebrar o feitiço que o transformou no asqueroso animal. Mas, em vez dele voltar a ser um humano, é ela quem acaba virando uma rã.




Um comentário:

  1. Anônimo13:33

    Amei este desenho. E o negro tem ter outros personagens na tv e no cinema. Tenho orgulho de ser negra.

    Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir

Comente